O cartão de crédito tem grande importância para você? É bom ter em mente que essa decisão precisará de muita reflexão e cálculos. Faça para si a pergunta: você realmente precisa ter mais de um cartão?
O cartão de crédito tem, sim, suas vantagens: você pode parcelar o que não poderia comprar à vista, ganha milhas, tem a possibilidade de recorrer a ele quando surge alguma despesa imprevista. Porém, nem tudo que reluz é ouro! A não ser que você tenha um perfil de mulher bem organizada com suas contas, o risco de entrar no descontrole financeiro é grande.
Quero mais de um cartão de crédito, e agora?
Se a sua opção é permanecer com mais de um cartão, é bom ficar atenta a alguns cuidados para não ter surpresas desagradáveis:
O primeiro deles é ajustar as datas de vencimento da fatura nas proximidades do dia em que você recebe seu salário, porém com uma margem de segurança para não correr o risco de ficar em maus lençois no caso do seu pagamento atrasar.
É importante não deixar a fatura com o vencimento muito longe da data em que você recebe para que não haja o risco de você gastar o dinheiro com outras despesas e ficar com pouca grana na hora de quitar sua fatura.
Com uma taxa de juros média de 334,6% ao ano*, ninguém está interessada em ficar endividada com o cartão de crédito, não é mesmo? O ideal é que você quite a fatura sempre sem atrasos.
Procure não deixar que o banco eleve demais o seu limite, para que não caia na cilada de gastar mais de 50% da sua renda, afinal, nunca sabemos quando um imprevisto pode aparecer. É melhor você acostumar-se com um limite mais modesto do que novamente correr o risco de ficar endividada.
Cartão de crédito e nome sujo: clique para ler
Quando não ter mais de um cartão de crédito
Se você consegue seguir esses cuidados à risca, é possível que consiga manter mais de um cartão de crédito sem problemas. Mas se este não for o seu caso e você já tiver passado por situações de sufoco para quitar suas faturas, não deixe que a dívida chegue! Cancele um deles e redefina seus gastos para viver com o limite de crédito mais reduzido.
Outra alternativa é o cartão pré-pago, que é perfeito para quem não quer abrir mão da facilidade e dos programas de pontos, mas também não pode se enrolar com o cartão de crédito tradicional. Com ele, pode ser mais fácil controlar os gastos, uma vez que você gastará apenas o valor carregado. Essa também é uma ótima opção para viagens para outros países, pois a protege contra a variação cambial e é mais seguro do que carregar moeda estrangeira em espécie.