É MEI? Confira dicas para a Declaração Anual Simplificada

Quem é Microempreendedora Individual (MEI) sabe da importância de entregar a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) à Receita Federal – popularmente conhecida como declaração do MEI. Este documento serve para informar qual foi o seu faturamento bruto do ano-calendário anterior, ou seja, tudo o que foi apurado com a venda de mercadorias ou na prestação de serviços, com a emissão de nota fiscal ou não. O prazo de envio encerra às 23h59 de 31 de maio.

“A declaração é um documento importante para o empresário que, por exemplo, deseja abrir uma conta bancária, pois muitas instituições financeiras solicitam uma comprovação de renda. Além disso, alguns órgãos licenciadores como Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, costumam solicitar o comprovante de entrega da DASN-SIMEI para a renovação de licenças e alvarás”, pontua Edgard Dolata, advogado de direito empresarial.

O que devo fazer para entregar a declaração MEI?

Para entregar a declaração é simples: baixe o modelo de relatório no Portal do Microempreendedor e preencha com seus rendimentos mensais. Ele serve para te ajudar a organizar todo o seu faturamento. Depois, basta entrar no site da Receita Federal e preencher os dados requeridos. Todo o processo é feito exclusivamente via internet. O órgão também disponibiliza um manual com o passo a passo de todo o processo.

Clique aqui para continuar lendo