Ao parcelar no cartão de crédito, nem sentimos o tamanho da dívida no bolso. Isso é perigoso e pode sujar seu nome! Principalmente se for combinado com empréstimos impulsivos e compras desenfreadas – quando você vê, sua fatura do mês seguinte sempre começa alta. Dessa forma sua conta bancária só estará no vermelho e dificilmente vai montar uma poupança.
Se livre desse passado, renegocie suas dívidas e tenha o nome limpo. Veja como:
1) Liste suas dívidas
Agora já está endividada e não tem pra onde correr. Por isso, é importante saber qual é o tamanho deste rombo no seu orçamento. Pode bater um desespero, mas esse não deve ser motivo para desistir. Pare de negar e acredite que vai pagar tudo. Seu lema agora é: “Devo não nego, pago quando puder”.
2) Entenda o que você está devendo
Trabalhe com números. Por mais que seja difícil, deixe a ansiedade de lado e se acalme! Em um planilha coloque todas as suas dívidas e também os juros cobrados por cada uma delas. Se preocupe primeiro com aquelas cujos juros são mais altos. Saiba quanto recebe de salário, quais são as despesas fixas e o que pode descartar.
3) Converse com os credores
Nessa hora evite desculpa e se enganar. Quanto mais enrolada estiver, piora o ânimo para seguir em frente e pagar tudo. Vá até as instituições que deve e abra o jogo. Explique qual é a sua situação, que está aberta a negociar e pagar tudo. Tente aumentar o prazo e diminuir os juros nas parcelas. Pode parecer sonho, mas saiba que é possível!
Clique aqui para continuar lendo
Via financasfemininas.com.br