7 orientações para resistir às compras por impulso

Liquidações, promoções e descontos… fica difícil resistir às compras. Você tem o perfil de consumidor que vai comprando tudo por impulso?

Esse comportamento, no entanto, pode comprometer, seriamente, a saúde financeira de qualquer pessoa ou família. É o que alerta o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

O consumo consciente é a chave para a diminuição do endividamento e, consequentemente, da inadimplência.

Para abandonar o hábito de fazer compras por impulso, é preciso mudar o comportamento, segundo o educador financeiro. Mais importante do que lidar com as consequências, é corrigir a causa do problema.

Veja 7 orientações para mudar seu comportamento. As dicas são da DSOP Educação Financeira.

Analise seus hábitos

Observe em quais situações faz compras por impulso e mude o padrão. Se gosta de passear em shoppings, por exemplo, procure outras opções de lazer.

Tenha objetivos maiores

Resgate seus sonhos, pelo menos três: um de curto prazo (a ser realizado em até um ano), outro de médio prazo (entre um e 10 anos) e outro de longo prazo (acima de dez anos). Com objetivos estabelecidos, destinará menos recursos às compras por impulso.

Planeje as compras com antecedência

Faça um orçamento financeiro mensal e nele considere quais compras fará no decorrer do período, após ter poupado para conquistar seus sonhos em primeiro lugar.

Continue lendo clicando aqui.