Fusão de negócios: Peixe Urbano e Groupon anunciam associação

A Fusão será válida para o Brasil e a América Latina. Os 2 sites ficarão no ar, mas a tendência é que as ofertas sejam as mesmas.

Os sites de compras coletivas Peixe Urbano e Groupon Brasil anunciaram nesta segunda-feira (27) a fusão de suas operações. Em comunicado, as companhias informaram que as operações não serão modificadas e ambas continuarão ativas, vendendo seu inventário de ofertas. O objetivo é que, gradualmente, os usuários das duas marcas tenham o mesmo cardápio de ofertas.

Os detalhes financeiros da operação não foram divulgados. A fusão foi liderada pelo fundo de investimento latino-americano Mountain Nazca que adquiriu a operação do Groupon na América Latina. Esta transação compreende os negócios no Chile, Argentina, Peru, México, Colômbia e Brasil. Desde 2014, o Peixe Urbano é controlado pela chinesa Baidu.

“É uma soma de fortalezas. Juntamos a liderança do Groupon Brasil na cobertura do mercado de beleza e viagens locais à expertise do Peixe Urbano em gastronomia e entretenimento. Ao fim das contas, quem se beneficia é o usuário, que vai ter o melhor dos dois mundos”, afirma Félix Lulion, presidente do Groupon Brasil.

Fusão e tecnologia

Segundo ele, outra vantagem é que a tecnologia do aplicativo móvel do Peixe Urbano. A funcionalidade “use agora”, também estará disponível para a base de usuários do Groupon Brasil. “Para se ter uma ideia, a modalidade use agora, na qual o usuário pode comprar e usar de imediato o voucher, corresponde a 90% das ofertas de restaurantes de toda plataforma Peixe Urbano”, explica Alex Tabor, cofundador e executivo-chefe do Peixe Urbano.

História do e-commerce

O Big Bang do e-commerce no mundo ocorre em 1979, quando o inventor inglês Michael Aldrich (1941-2014) usa uma linha telefônica e um televisor adaptado para criar o primeiro sistema de compras online de que se tem notícia, o qual serviria para comércios do tipo B2C e B2B. Dentro do universo da internet, a primeira loja virtual oficial em território nacional foi a Brasoftware, desenvolvida em 1996 pelo fundador e editor do blog BizRevolution, Ricardo Magalhães.

Via G1.com