Um score de crédito alto pode dar um grande empurrão à aprovação de um financiamento imobiliário, solicitação do cartão de crédito ou abertura crediário.
Isso porque esse é um dos critérios utilizados por bancos e lojas, por exemplo, para avaliar a possibilidade de você pagar as suas dívidas em dia.
Entender o que é essa pontuação e o que você pode fazer para melhorá-la pode ajudá-lo a ter mais controle sobre a sua vida financeira. Confira, então, como funciona o score de crédito.
O que é score de crédito
O score nada mais é do que uma “nota” dada a você, considerando a sua trajetória como consumidor. Ele considera uma série de fatores, como seu histórico de crédito, se pagou suas contas em dia nos últimos anos ou se está negativada. Órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil, calculam essa pontuação.
Quanto mais alto o seu score, melhor pagador você será considerado. Assim, poderá ser mais fácil ter acesso a diversas modalidades de crédito – lembrando que nenhuma dívida deve ser feita sem avaliação e planejamento financeiro. Vale esclarecer, no entanto, que essa pontuação é somente um dos critérios utilizados pelos credores. Ou seja, pode ser que esse fator não seja levado em conta pelo banco ou loja que você procurou.
Como consultar o seu
A Serasa e a Boa Vista SCPC lançaram recentemente ferramentas de consulta online e gratuita do seu score de crédito. É só acessar as plataformas, fazer o seu cadastro e verificar. Por meio dessas páginas também é possível obter informações sobre o que você pode fazer para aumentar a sua pontuação.
Como melhorar a sua pontuação
Lembre-se: a pontuação de crédito não é definitiva e pode ser alterada. Consultar o seu score e tomar algumas medidas para aumentar a sua pontuação antes de buscar um credor, pode facilitar a sua vida financeira. Confira, então, quatro dicas da Serasa para melhorar o seu score:
1) Limpe seu nome
Se o seu nome está sujo, seu primeiro passo deve ser limpá-lo. Negocie com os credores e quite suas dívidas em atraso.
2) Mantenha seus dados cadastrais atualizados
Atualizar suas informações pessoais – como endereço, email e telefone – nas bases das empresas de proteção ao crédito também pode ajudar a aumentar a sua confiabilidade como consumidor.
3) Pague suas contas em dias
Manter um bom histórico de pagamento é fundamental para ver seu score subir. Nesse caso, colocar suas contas em débito automático pode ajudar.
4) Tenha um cadastro positivo
O cadastro positivo é um “currículo financeiro” que reúne os pagamentos que realizou em dia, seja de empréstimos, financiamento ou contas rotineiras, como luz e água.
Via financasfemininas.uol.com.br